BEM-VINDOS!


Apresento aqui minhas listas com os 10 filmes, dos mais diversos gêneros, que mais me arrebataram nessa minha vida de cinéfila, assim como cenas clássicas de filmes, grandes interpretações de grandes ídolos, making ofs, entrevistas, canções e trilhas sonoras inesquecíveis ... enfim, tudo o que o cinema nos oferece de magia e entretenimento. Obras que considero imprescindíveis para todos que um dia se encantaram com o escurinho do cinema.
Filmes que AMO e RECOMENDO!

Espero que curtam minhas dicas e nunca deixem de ir ao cinema.
Mundos fascinantes, emoções deliciosas e experiências inimagináveis estão lá à sua espera!

Seguidores

sábado, 25 de agosto de 2012

Filmes Legais: Brand Upon the Brain!








O mundo dos sonhos, a ilusão, o sobrenatural e as artimanhas do inconsciente estão presentes de forma surpreendente na obra do canadense Guy Maddin.

Cineasta, autor, roteirista e diretor de fotografia, Maddin é conhecido por utilizar a linguagem do cinema mudo misturada ao surrealismo, melodrama, abstrações e toda uma gama de estranhos personagens e atmosfera onírica. 

Atribuindo sua vocação cinematográfica a Luis Buñuel e Salvador Dali, particularmente à parceria dos dois no curta "Um Cão Andaluz" e "L'Âge d'Or", Maddin nos entrega um cinema experimental envolvente e perturbador, que aguça nossa percepção e delicia nossas mentes.

Outros filmes de Maddin que valem uma conferida... "Crepúsculo das Ninfas de Gelo" (1997), "A Música Mais Triste do Mundo" (2003) e "Keyhole" (2011), entre outros.

Neste "Brand Upon the Brain", Maddin empresta seu nome a um jovem personagem marcado pela convivência com a mãe protetora e tirânica, com um pai cientista que trabalha secretamente no porão. Guy passa seus dias pouco estimulantes numa misteriosa ilha, acompanhado da irmã adolescente. Seus amigos são crianças abandonadas que vivem num orfanato. Depois que os pais, que recentemente adotaram algumas delas, começam a perceber feridas nas cabeças de seus filhos, chegam à ilha os detetives mirins Wendy e Chance Hale. Guy se rende à paixão por Wendy, enquanto a irmã sente o mesmo em relação a Chance. Tudo sempre bem escondido da mãe. Enquanto a investigação avança, os garotos são guiados para as mais sombrias regiões da revelação e da opressão. A busca perde perigosamente o controle quando terríveis segredos da família de Guy são revelados.

Uma curiosidade da apresentação do filme pelo mundo... 

Realizada em preto-e-branco, a produção tem uma versão sonora e outra muda. Na versão silenciosa, a trilha e os efeitos sonoros são executados ao vivo, com os efeitos realizados à frente da platéia, com um trio de artistas exercitando-se no palco mexendo num tanque com água, retirando som dos objetos mais diversos e até tocando instrumentos exóticos como o didjeridoo, peça de sopro dos aborígenes australianos. O trio é acompanhado por um castrato, além de um grupo de músicos e uma cantora e um narrador.

Músicos como Laurie Anderson e Lou Reed, o poeta John Ashbery, e as atrizes Cate Blanchett e Isabella Rossellini já participaram do projeto em exibições nos Estados Unidos e Europa.
Rossellini inclusive, é a narradora da versão sonora.

Uma experiência sensorial muito original e interessante que recomendo a todos.

Quer saber mais? Entre no site do filme... 
 http://www.branduponthebrain.com/ 
:D








Brand Upon the Brain!
(Brand Upon the Brain! / Canadá, EUA / 2006)
dirigido por Guy Maddin
com Gretchen Krich, Sullivan Brown, Maya Lawson, Katherine E. Scharhon, Todd Moore, Andrew Loviska, Kellan Larson, Erik Steffen Maahs, Cathleen O'Malley, Clayton Corzatte e Megan Murphy




Guy Maddin




Trailer



Trechos do filme, com narrações de Laurie Anderson, Crispin Glover e Isabella Rossellini



Performance ao vivo da trilha sonora e efeitos sonoros de "Brand Upon the Brain!"



Entrevista com Guy Maddin e Crispin Glover.




Nenhum comentário:

Postar um comentário